Os volumes de chuva registrados em Santa Catarina entre quarta e quinta-feira (10) ficaram abaixo do previsto, acumulando entre 50 e 80 mm, com alguns pontos registrando mais de 100 mm, ao invés dos 150 a 200 mm inicialmente esperados. Desde terça-feira (8), o estado tem enfrentado instabilidades atmosféricas, com chuvas fortes e temporais. As áreas mais afetadas estão próximas ao Litoral, especialmente o Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. No Alto Vale do Itajaí, os volumes foram mais baixos, variando entre 30 e 60 mm.
Alguns municípios, como Barra Velha, Penha e Canoinhas, já enfrentam alagamentos. Além disso, a ponte na SC-290, sobre o Rio Canoas, foi novamente interditada devido à elevação do nível do rio, que está danificando a estrutura da ponte. O acesso foi bloqueado por segurança.
A previsão para quinta-feira (10) e sexta-feira (11) é de mais chuva devido à circulação marítima e a uma área de baixa pressão. Nas próximas 48 horas, são esperados acumulados de 50 a 70 mm na Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Alto Vale do Itajaí e no Oeste, os volumes podem chegar a 70 mm.
A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e enxurradas, especialmente nas áreas do Médio e Baixo Vale do Itajaí. O solo encharcado em áreas de declive aumenta o risco de deslizamentos, principalmente em locais mais vulneráveis.
O secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, reforça a importância de seguir as orientações. “Estamos monitorando continuamente para garantir a segurança da população. É fundamental que as pessoas sigam as orientações da Defesa Civil, principalmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos.”
Recomendações à população:
- Acompanhe as atualizações da Defesa Civil.
- Evite transitar em áreas alagadas ou próximas a encostas.
- Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Defesa Civil continua monitorando a situação e adotando medidas para garantir a segurança da população.