Depois do cumprimento de normativas exigidas pelo Ibama durante a concepção do projeto de implantação da estrutura do Dream Valley Festival, o órgão emitiu um parecer favorável e conclusivo à realização do evento que acontece dias 16 e 17 de novembro no Beto Carrero World em Penha, Santa Catarina. O Parecer Técnico do Núcleo de Biodiversidade da Superintendência do órgão em Santa Catarina, esclarece que as medidas propostas pela organização do festival para garantir o bem-estar animal são totalmente satisfatórios à realização da festa que terá dois palcos, pista VIP, CE camarotes em sua estrutura. “Procuramos cumprir à risca todas as exigências porque sempre tivemos a intenção de não causar qualquer dano aos animais, uma vez que a proposta do festival é te-lo como um momento de alegria e de benefícios coletivos, tanto ao publico presente, quanto para todo o entorno do evento”, explica Eduardo Philipps, sócio do evento.
Com o atual projeto de posicionamento dos dois palcos do evento, fica garantido um distanciamento muito maior relativamente ao zoo quanto ao projeto primitivo, e também serão construídos isolamentos acústico nos locais de confinamento noturno dos animais. O laudo confirma, por meio de testes sonoros, que os ruídos emitidos durante o evento serão mantidos dentro da faixa de operação normal do zoológico. “Fizemos uma serie de medições e apresentamos soluções que fossem condizentes com as exigências legais do Ibama e também com a nosso cuidado com cada um dos animais do Zoologico”, explica Emerildo Emerim, biólogo responsável pelo projeto e execução das adaptações do evento em beneficio da área do Zoológico.
A organização do Dream Valley Festival, preza pelo conforto e segurança dos animais, se comprometeu ainda com o monitoramento do zoologico, utilizando-se de microcâmeras de filmagem – que captam imagens sem a presença da luz e a presença de especialistas em questões ambientais in loco durante a realização de todo o festival com aparelhagem técnica própria a postos para qualquer emergência com qualquer espécie, com acompanhamento pré e pós evento. Ao todo, a equipe de profissionais especializados contará com biólogos, médicos veterinários, técnicos e tratadores que estarão responsáveis pelo monitoramento. Aparelhos de medição sonora (decibelímetros) serão utilizados para garantir a integridade dos animais e a área do zoológico terá acesso restrito aos cuidadores.
Com todas estas medidas além de atender os princípios exigidos pelo Ibama, a organização do Dream Valley Festival também fica mais a vontade em realizar um evento sem causar mal aos animais. As providencias foram tomadas sempre na busca por fazer deste evento um marco no Brasil sem deixar qualquer duvida da atenção e do carinho por todos os seres vivos que o Dream Valley Festival aplica em sua ideologia e pratica em sua realização.