A Galeria Municipal de Arte, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, recebe na próxima sexta-feira, 7, a exposição “Arte à Flor da Pele”, da artista plástica Elisa Zattera, de Caxias do Sul (RS) e o lançamento do livro “Delicadas Relações”, da escritora Ely Dolores Martini. O evento inicia a partir das 20h30.
Elisa utilizou por muito tempo o sol como inspiração para produzir suas telas, com a utilização de composições com círculos e cores em tons quentes. As formas arredondadas ainda permanecem na nova fase da artista, através de painéis e esculturas com formas sinuosas, que expressam a sensualidade feminina. Para a artista “as formas onduladas representam a mulher em sua essência”.
A exposição “Arte à Flor da Pele” demonstra o “eu” e “universo” da artista“ que se envolvem delicadamente, completando-se”. Leveza e movimento caracterizam suas obras, bem como o uso de cores fortes e vibrantes, principalmente o vermelho que representa a “paixão” pela vida. Inquieta, a artista representa em sua arte, pensamentos e sentimentos aplicados em suportes bidimensionais e tridimensionais e utiliza vários tipos de materiais, como a madeira, resina, poliuretano, papel machê, aço carbono e outros.
Literatura
O livro “Delicadas Relações” é resultado da dissertação de mestrado da escritora Ely Dolores Martini. A autora aborda o tema sexualidade e utiliza o filme “Delicada Relação” como dispositivo pedagógico, além de identificar em que momentos este confirma ou resiste ao dispositivo da sexualidade. Ely também verifica como os efeitos de verdade sobre a sexualidade foram construídos através dos tempos, repercutindo no espaço escolar.
Durante a exposição e o lançamento do livro, haverá a apresentação do “Quarteto de Cordas de Balneário Camboriú”, formado pelos músicos Marcos Pablo Dalmacio (violino), Alessandro Blenke (violoncelo), Tiago Eggers (viola) e Wolfgang Weber (violino).