A exposição fotográfica “Vidas Gestadas”, de Dagma Castro, registra gestantes em atendimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de Saúde de Balneário Camboriú.
A abertura da mostra aconteceu na noite desta quarta-feira (19), na Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú. “Vida de pescador: o que enxergam os homens do mar”, produção de Any Costa, também está em exibição. As mostras continuam abertas a visitação até o dia 28 de agosto.
Através da implantação dos protocolos da Rede Cegonha, o SUS vem assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, gravidez, parto e puerpério humanizados, bem como garantir aos bebês o direito ao nascimento seguro e ao crescimento saudável.
Segundo a diretora do Departamento de Divisão da Saúde, Alessandra Kaestner Enríquez, “diante todas as dificuldades que o SUS apresenta, essa exposição retrata de uma maneira doce o nascer e viver do sistema em Balneário Camboriú”.
Durante a abertura da exposição, uma munícipe que estava presente aceitou o convite de funcionários da rede e realizou uma ecografia ecológica lá mesmo. Fotos desse processo, parte do Programa Pele a Pele, realizados na Unidade Básica de Saúde Central (Posto da 1500) também estão expostas na galeria.
As exposições têm patrocínio da Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC/Edital 2014).