BALNEÁRIO CAMBROIÚ – Os artesãos aprovados no “Prêmio Artesanato Cultura BC”, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, foram contemplados com recursos federais na semana passada. Eles terão a produção fomentada via lei nº 14.017 (Lei Aldir Blanc), a qual prevê auxílio financeiro ao setor cultural em razão da pandemia de Covid-19.
O Prêmio (edital 007/2020) selecionou propostas de quatro artesãos com produção autoral e trabalhos relacionados à iconografia da cidade. Cada um recebeu R$ 3 mil. O recurso da Lei Aldir Blanc objetiva possibilitar que os artesãos comprem insumos, montem um portfólio de produtos e retomem a vida econômica. Em contrapartida aos recursos recebidos, os artesãos disponibilizaram as peças selecionadas no Prêmio para serem expostas ao público.
“Os produtos de contrapartida do edital 007 já estão sendo entregues na Fundação Cultural e sendo fotografados para divulgação. A difusão dos produtos se dará pelas feiras, pela Feira On-line ( https://culturabc.com.br/feira-online ) e em exposições que a Fundação Cultural pretende fazer em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol). A intenção do edital foi premiar os artesãos cuja produção está alinhada com as orientações do Programa do Artesanato Brasileiro, com pesquisa, identidade, uso materiais locais ou a icnografia da cidade como tema”, diz a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins.
As peças de contrapartida (saiba mais sobre elas abaixo) não serão vendidas. O intuito é divulgar o artesanato da cidade.
Produtos contemplados no Edital 007/2020
Artesão Luiz Duarte Neto
Produtos com madeiras de recolhimento e reaproveitamento, com temática marinha.
Chaveiro Peixinho, Kit de Peixe Prendedor, Peça Cardume – peça decorativa, Porta-chave de parede.
Artesã Rosane de Melo Ronau Hadlich
Pedras Portuguesas pintadas à mão com a icnografia típica das casas de localidades com ocupação luso-açoriana.
Artesã Maria Cristina Zonta Amaya
Kits petiscos “Rio dos Robalos”, composto por três travessas em cerâmica, a temática alusiva a uma das prováveis origens do nome “Camboriú”.
Artesã Lurdes Leonora Barrior
Peças decorativas, com aproveitamento de conchas e cascalho, com temas de barquinho e outros temas litorâneos