A Marejada, festa tradicional da cidade, está de cara nova este ano. Começa na próxima quarta-feira (5/11) uma edição mais curta, com apenas cinco dias, e traz a gastronomia como foco principal. Para transformar a Marejada em um verdadeiro festival gastronômico, a Sol Feiras e Eventos, empresa de Blumenau responsável por eventos como Festival de Botecos, SC Gourmet e Festival Blumenau Gastronômico, foi contratada para administrar as comidas e bebidas da festa. O diretor da empresa, Norberto Mette, fala sobre as novidades na Marejada – Aventura Pelos Mares do Mundo 2014, no aspecto gastronômico e conta como irá aplicar todo o know-how da empresa para agradar o público itajaiense e os visitantes.
Como será dividido o cardápio da festa?
Norberto Mette – No “Espaço Gourmet” cinco restaurantes catarinenses irão servir pratos de gastronomias tradicionais de regiões do Estado. Um restaurante português, um alemão, um da serra e um especializado em frutos do mar. O espaço da gastronomia italiana será o restaurante do Píer. No local serão oferecidos os pratos tradicionais da Festitália de Blumenau. Além disso, o “Espaço Emporium” vai ser o local dos petiscos do mar, como a clássica sardinha na brasa, além de outros produtos gastronômicos catarinenses para o visitante levar para casa.
De onde surgiu a definição do novo cardápio?
Norberto – O cardápio nasceu de discussões com a Secretaria de Turismo de Itajaí, quando optamos por adotar o atrativo turístico já amplamente divulgado pela Santur, chamado de “Sabores de Santa Catarina”. Assim, a grande novidade da Marejada este ano é a mostra gastronômica catarinense, que reúne os sabores do Estado em um só evento.
Quais serão as bebidas disponíveis no evento?
Norberto – Para acompanhar a variedade gastronômica do Estado, pensamos em oferecer uma mostra da excelente cerveja artesanal catarinense. Com base no nosso conhecimento de outros eventos e a intensa pesquisa sobre as cervejarias locais, chegamos em marcas de Itajaí (Itajahy), Ibirama (Handwerk), Blumenau (Bierland e Eisenbahn), Brusque (Zehn Bier) e Gaspar (Das Bier).
Como será a administração e logística de gastronomia?
Norberto – No processo de organização e escolha dos parceiros para o evento, considerou-se a experiência e a capacidade de atendimento de cada um dos estabelecimentos. Assim, devemos garantir boa qualidade e capacidade de atendimento para a demanda da festa, sem o risco de desabastecimento.
Para os visitantes, além da gastronomia, tem novidade na estrutura?
Norberto – Outra novidade anunciada no lançamento da festa é o uso de uma moeda própria da Marejada: a Sardinha. O visitante troca reais por sardinhas e com essa moeda pode comprar comida e bebidas. As Sardinhas podem ser compradas também com cartão de crédito para facilitar a questão do troco e segurança do público.
Sol Feiras e Eventos
Especializada em feiras, congressos, eventos e festivais do setor gastronômico, a Sol busca estimular o turismo em SC e na região através de iniciativas que envolvem as áreas de gastronomia, comércio e serviços. A empresa já provou seu know-how em eventos como o SC Gourmet, Festival Gastronômico de Blumenau e Festival de Botecos, reunindo empreendedores e consumidores em busca de novas experiências gastronômicas.