Os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, foram uma grande experiência para os tenistas João Menezes e Orlando Luz, da equipe ADK Tennis / Itamirim Clube de Campo / Centro Nacional CBT / Correios, de Itajaí.
Os dois atletas disputaram as chaves de simples e duplas, conquistaram vitórias na competição e voltam ao Brasil ainda mais motivados para alcançar bons resultados no segundo semestre da temporada 2015.
O tênis brasileiro foi ao Pan com uma equipe jovem – todos estreantes e com idades entre 17 e 24 anos: João Menezes, Orlando Luz e Marcelo Zormann, no masculino, e Beatriz Haddad Maia, Gabriela Cé e Paula Gonçalves, no feminino.
O principal destaque da equipe foi João Menezes, que surpreendeu favoritos e chegou à terceira rodada da chave de simples. O jovem de 18 anos, número 658 do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), começou sua participação no Pan vencendo o uruguaio Ariel Behar por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6.
Na segunda rodada, o atleta da ADK Tennis surpreendeu o favorito chileno Nicolas Jarry, 202º do mundo, e ganhou por 2 sets a 1, com 5/7, 6/3 e 6/4. Menezes só perdeu nas oitavas de final, diante do equatoriano Gonzalo Escobar, cabeça de chave 9 do torneio. A partida foi extremamente equilibrada, com vitória do rival por duplo 7/6.
Menezes também fez bonito nas duplas mistas, ao lado de Gabriela Cé. Os dois estrearam com vitória diante dos mexicanos Ana Sofia Sanchez e Maniel Sanchez por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 2/6 e 10-6.
Os brasileiros ficaram a uma vitória das semifinais e, consequentemente, de disputar medalhas. A dupla perdeu nas quartas para os colombianos Mariana Duque Marino e Eduardo Struvay, cabeças de chave 2, duplo 6/2.
“Foi minha estreia em Jogos Pan-Americanos e estou muito feliz em representar meu País. Consegui jogar bem todas as partidas e deixo o Canadá bastante confiante para o restante da temporada”, destaca Menezes.
Orlando Luz também fez bons jogos no Pan de Toronto. O jovem de 17 anos, 570º do ranking da ATP, estreou na chave de simples vencendo com autoridade o hondurenho Alejandro Obando por 2 a 0, duplo 6/1.
Na segunda rodada, porém, encarou o americano Dennis Novikov, número 196 do mundo, e acabou eliminado por 6/1 e 7/6. Nas duplas, o atleta da ADK Tennis jogou ao lado de Marcelo Zormann e os brasileiros foram superados na estreia pelos mexicanos Hans Hach e Luis Patiño, por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/3 e 14-12.