De 7 a 9 de agosto, cinco equipes de Handebol do Estado se reúnem no Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz (G3), no Bairro da Barra, para disputar o Campeonato Estadual de Clubes Adulto/2015.
Nos dias 7 e 8 as partidas iniciam às 10h e no dia 9, a partir das 9h30min, com entrada aberta ao público. O evento é organizado pela Federação Catarinense de Handebol e essa etapa tem apoio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC).
No total, cinco municípios participam dessa disputa, são eles Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Criciúma e São José. Os primeiros jogos acontece, às 10h, entre Criciúma e São José, e às 11h30, o time da FMEBC entra em quadra contra Itajaí.
O professor de handebol da FMEBC, Luiz Carlos Fonseca, comemora a volta do Campeonato Estadual e ressalta a sua importância. “Depois de três anos sem ter o estadual adulto, esse ano a categoria voltou e com jogos em casa. Essa é uma competição de alto nível e muito importante, pois apenas as equipes que participarem deste evento estão aptas para jogarem na Liga Nacional no próximo ano”, comenta.
Atletas de destaque no handebol de BC
Os atletas da FMEBC, Fernando Dutra e Yago Cabral, participaram recentemente das Olimpíadas Universitárias Mundiais na Coreia do Sul e agora vão usar a experiência adquirida para entrar em quadra novamente por BC na disputa do Estadual de Clubes. Já Rangel Rosa e Márcio Alan, também atletas da FMEBC, não participam destes jogos, pois estão em treinamento junto com a Seleção Brasileira de Handebol, que participa dos amistosos na Alemanha, uma preparação para o Mundial Juvenil, que acontece na Rússia, de 23 de agosto a 8 de setembro.
Histórias no Esporte
Márcio Alan da Silva Maildo, 19 anos, teve seu primeiro contato com o esporte em 2008, ainda no Ceará, seu Estado de origem, e atualmente é atleta da FMEBC. Recentemente, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira Juvenil e disputar o Campeonato Mundial, na Rússia. O atleta sente-se privilegiado pela convocação. “É muito bom ver o reconhecimento do seu trabalho, é um privilégio mesmo. Meu agradecimento aos meus técnicos Luiz Fonseca e Drean Dutra, que me ensinaram tudo o que eu sei hoje”, ressalta. Esta não será a primeira experiência de Marcio em campeonatos importantes. Ele também já foi convocado para o Panamericano de Handebol, na Argentina, em 2014, e em 2015, na Venezuela. Para o futuro, seu objetivo é fazer carreira no handebol jogando por um clube da Europa, e integrar a Seleção Brasileira principal.
Fernando Dutra, 23 anos, apesar da pouca idade tem uma longa história no handebol. Com 13 anos de carreira, ele é campeão brasileiro e panamericano nas categorias cadete, juvenil e Junior. Dentre algumas das competições que já participou, estão as Olimpíadas da Juventude, em 2010, em Cingapura; o Mundial Junior, em 2013, na Bósnia, quando a seleção brasileira ficou em 6ª lugar, a melhor colocação da equipe masculina na história; e a mais recente delas, as Olimpíadas Universitárias de Verão, que aconteceram de 3 a 14 de julho de 2015, na Coréia do Sul. Nesta competição, Fernando foi considerado destaque e acredita que seu bom desempenho possa ajudá-lo para uma possível convocação para as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. “Acho que foi o melhor campeonato internacional que eu já participei. Tive uma boa atuação, sendo artilheiro nos primeiros jogos, e isso contribui porque tem uma visibilidade mundial, ajuda muito”, comenta.
Campeonato Estadual de Clubes Adulto
Quando: 7 a 9 de agosto
Horário: A partir das 10h (nos dias 7 e 8) e 9h30min (no dia 9).
Onde: Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz (G3), localizado na Rua Jardim Saudade, no Bairro da Barra.
Quanto: Aberto ao público.