É um jogo da categoria de base, mas com peso e preparação de profissional. Os dois grandes clubes da cidade quando se enfrentam, não importa a idade, acaba virando um clássico. Mas, se entre os adultos a rivalidade é grande, como trabalhar tal sentimento de amor ao clube com os jovens? No Clube Náutico Almirante Barroso, além do bom futebol, a comissão técnica passou a trabalhar uma parte tão importante para os atletas do Juvenil, quanto jogar bola, que é o emocional. A meta é estar bem dentro e fora de campo. A maioria dos meninos que hoje jogam nos dois clubes, cresceram vivenciando essa rivalidade e nos últimos anos isso reacendeu com a volta do Barroso para os campeonatos.
Eles são amigos, estudam juntos e até na mesma sala de aula, cresceram jogando juntos ou frequentaram as mesmas escolinhas de futebol e por isso essa rivalidade se torna mais viva nas categorias de base. Eles torcem um pelo outro, mas quando o jogo começa e a bola rola, essa amizade dá lugar ao calor da competição, todos querem vencer. Para o técnico do Barroso, é preciso entrar com ensinamento diferenciado para eles. “Já vivenciamos isso quando profissionais e agora precisamos ensiná-los. Hoje você cobrar e punir é muito fácil, agora o difícil é ensinar sobre o emocional e isso também é um dever nosso. Nós precisamos ensinar eles a ter auto controle, ter paciência e fazer aquilo para que são chamados aqui no Barroso, que é jogar futebol, jogar futebol com alegria e se desfazer de qualquer pensamento de briga ou de confusão”, explica Teco.
Provocações no esporte acontecem a todo instante, mas a estratégia da vez é tranquilizar os alunos e mostrar que mesmo sob pressão, eles precisam ter equilíbrio, paciência e apresentar o que tem de melhor: o futebol. Em uma conversa com os atletas, o técnico enfatizou: “vocês estão aqui porque são mestres no quesito futebol, porque tem qualidade e potencial para jogar. Caso contrário, se quiserem partir para outras coisas que não dizem respeito ao futebol, podem buscar outra modalidade”. O jogo entre Barroso e Marcílio Dias na categoria Sub-17, está marcado para esta quinta-feira (29), às 15 horas, no Campo do Natalense.