A Volvo Ocean Race e o Clube Náutico Marcílio Dias têm mais assuntos em comum do que se possa imaginar. Antes de se tornar um dos times de futebol mais populares de Itajaí, o rubro-anil iniciou sua trajetória com o remo. Para conectar as histórias, o clube terá espaço exclusivo na Vila da Regata. De 05 a 22 de abril, com uma programação especial, o Marinheiro estará oficialmente inserido na regata de volta ao mundo.
Tanto o Marcílio, quanto a Volvo caíram na paixão dos itajaienses. O primeiro há 99 anos e o outro, há pouco mais de seis quando Itajaí recebeu a primeira edição da competição. Com a abertura da Vila da Regata em abril, o Marcílio Dias organiza atividades inéditas como o lançamento da camisa retrô de 1988, encontro de colecionadores do clube e lançamento da revista do Marinheiro.
De acordo com o diretor de comunicação do Marcílio Dias, Flavio Roberto Oliveira, o clube está resgatando a tradição do remo e a Volvo Ocean Race é o momento ideal para o Marinheiro voltar às origens. “Vamos relançar o esporte em parceria da Fundação Municipal de Esporte e Lazer. A Volvo Ocean Race é um estímulo para o time voltar a competir em eventos náuticos regionais e nacionais”, destaca ao ressaltar que o Marcílio tem muito a agregar à Itajaí Stopover com seus torcedores fieis, ex-jogadores e pessoas apaixonadas por futebol.
Em 1919, quando o Marcílio Dias foi fundado, o time tinha justamente vocação náutica. Tanto que até o nome completo e o hino do Marinheiro não deixam de trazer essa lembrança. Mundialmente conhecida e aclamada, a Volvo Ocean Race apresenta regatas em suas 10 pernas espalhadas pelos cinco continentes. A competição náutica dura cerca de oito meses com velejadores em alto mar realizando a volta ao mundo.
A Volvo Ocean Race é um estímulo para o time voltar a competir em eventos náuticos regionais e nacionais.
História do clube
No próximo sábado, o Clube Náutico Marcílio Dias celebra 99 anos de fundação. Em 17 de março de 1919, era o primeiro clube de remo que surgia em Itajaí. O Marinheiro comprou duas yoles (embarcações pequenas usadas na prática de remo) que levaram os nomes de Yara e Yarê. Entre os títulos do remo, está o estadual de 1925.
Em pouco tempo, as atividades desportivas do clube foram sendo ampliadas. O Marinheiro incorporou futebol, tênis, polo aquático, natação, atletismo, vôlei, basquete, futsal e handebol, entre outras modalidades. Além das atividades desportivas, o Marcílio organizou um grupo teatral amador entre a década de 1920 e 1930, apresentando mais de 45 peças.
Programação do Marinheiro na Volvo Ocean Race:
06/04 – Evento de Lançamento do espaço
07/04 – Invasão Rubro-Anil
08/04 – Lançamento da Camisa Retrô do time de 1988 (com ex-jogadores e troféus restaurados)
14/04 – Encontro de Colecionadores de Camisa do CNMD
15/04 – Lançamento da Revista Marcílio Dias
16/04 – Dia das Escolinhas
17/04 – Dia do Futebol de mesa
20/04 – Dia dos ex-jogadores
* Sujeita a alterações