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Pesquisa de preço para a páscoa realizada pelo Procon de BC – chocolates e peixes

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O Fundo Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor – PROCON realizou nestas últimas semanas pesquisa de preço de produtos para a Páscoa, sendo chocolates e peixes.

Foram oficiados 7 supermercados e 4 peixarias desta Cidade.

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Cabe salientar que, dos 11 estabelecimentos, apenas 05 apresentaram resposta em tempo hábil. São eles:

Peixaria do Moreno
Av. Marginal Oeste, nº 653

Supermercado Angeloni
Avenida do Estado, 2440

Supermercado BIG
Avenida Brasil, 3660

Supermercado Xande
4º Avenida, 721

Supermercado Imperatriz
3º Avenida, 900

Outro fato a ser levado em conta é quanto às especificações das marcas dos produtos e gramaturas, estas muitas vezes não correspondem a mesma numeração, o que o consumidor precisa levar em conta é o peso e o valor para que possa levar para casa mais chocolate pagando menor preço.

Uma planilha geral foi elaborada para a comparação dos preços e cálculo da média. Não se pode levar em consideração o total dos produtos abaixo, tendo em vista a variação das marcas, gramaturas, tamanhos e alguns produtos que não foram apresentados os valores.

Segue abaixo orientação:

ORIENTAÇÃO DA DIRETORA DO PROCON PARA A PÁSCOA.

Uma vez definido o tipo de ovo a ser comprado, a principal dica é a tradicional pesquisa de preços. Outra dica é evitar fazer as compras com crianças, que são facilmente impactadas pela influência do marketing de vendas e acabam querendo produtos que, nem sempre, caracterizariam um bom custo x benefício.

Nos ovos de chocolate observe se o rótulo contém informações como data de validade, peso líquido e composição. Também, deve estar informado no rótulo a lista de ingredientes que compõe o produto, pois determinadas doenças impedem aos seus portadores, por exemplo, a ingestão de açúcar ou glúten. É importante ficar atento ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas.

Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o brinquedo.

É importante que o consumidor tenha consciência de que se optar por ovos dispostos em bancas de promoção, com a informação de que estão “quebrados”, normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto.

A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.

Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.

PEIXES

Os peixes frescos têm que estar conservados em gelo. Verifique sua aparência observando se os olhos estão brilhantes e as escamas bem presas ao corpo. A higiene e o armazenamento também são itens importantes a serem verificados: no supermercado deve estar em balcão frigorífico e na feira é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos, além de ser obrigatório que o feirante use luvas descartáveis.

No caso do peixe congelado e aqueles que são vendidos em embalagens, o balcão onde ele estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete sua qualidade. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 graus e o resfriado, abaixo de zero grau.

Verifique no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente.

Alguns estabelecimentos estão comercializando os produtos em pagamentos parcelados. O consumidor deve ficar atento e certificar-se quanto as vantagens e desvantagens desta opção, verificando condições de pagamento e a existência ou não de juros.

A forma de pagamento deve ser apresentada ao consumidor de forma clara, precisa e ostensiva. Quando em parcelas, deve ser informado o preço à vista, número e valor de cada parcela, identificação dos juros cobrados e valor total financiado.

Dúvidas ou reclamações referentes podem ser sanadas diretamente pelo atendimento pessoal do PROCON, das 13h00min às 18h00min, ou pelos telefones DISQUE PROCON 151, 3367-0619 e 3366-6144.

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