Sessenta boias foram doadas pela Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepesca) e Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí (Sindipi), representados pelos armadores de traineiras, em conjunto com a Federação de Pescadores Artesanais de Santa Catarina, à Colônia de Pescadores da Praia do Campeche. A doação objetiva a demarcação da área de pesca artesanal durante o período da safra da tainha 2010.
Com a demarcação, os pescadores artesanais vão poder desenvolver sua atividade com mais segurança e fica devidamente sinalizado o espaço destinado exclusivamente aos pescadores artesanais, que difere da área destinada à pesca industrial da tainha, conforme determina a portaria n° 171, de maio de 2008, emitida pelo IBAMA.
De acordo com o Secretário Municipal da Pesca e Aquicultura, a doação foi feita em duas etapas, a primeira em 14 de maio e a segunda ontem, terça-feira (25).
O titular da Sepesca afirma que o trabalho em busca da liberação de permissões para pesca da safra da tainha continua. “Até o momento, já foram conseguidas 60 permissões – e destas, a maioria, algo em torno de 80%, são para barcos de Itajaí. E a nossa expectativa é de que mais liberações ocorram nos próximos dias, para embarcações que atendam aos critérios estabelecidos na Instrução Normativa n° 07 do MMA/MPA.