A APM Terminals, empresa arrendatária dos berços 1 e 2 no Porto de Itajaí, dará início em setembro às obras de recuperação do berço 1, avariado por conta da enchente que atingiu o Vale do Itajaí no segundo semestre de 2011. Os trabalhos de contratação de mão de obra já estão em andamento e os maquinários que serão operados nas obras de reconstrução do terminal começam a chegar ainda em agosto.
O berço 1 do Porto de Itajaí foi parcialmente destruído pela força da correnteza do Rio Itajaí-Açu, que provocou forte erosão e expôs as estruturas do cais. A previsão da APM Terminals é entregar as obras de recuperação do berço em julho de 2013. “Com a reconstrução da estrutura, a APM Terminals terá mais uma opção de atracação, oferecendo melhores condições para movimentação de carga no porto”, explica o superintendente do terminal em Itajaí, Ricardo Arten.
Junto com a reconstrução do berço 1, a APM Terminals fará um investimento extra de proteção do cais no fundo do rio para que o mesmo resista à eventos excepcionais como as correntezas da enchente de 2011. O objetivo desta obra de reforço, semelhante a um colchão de proteção da estrutura, será concluída em outubro de 2013 com o objetivo de evitar a erosão e a exposição das estruturas do cais em situações semelhantes no futuro.