No meio de mais de sete mil alunos de todo o Brasil, eles conseguiram uma façanha: Se classificaram para a final da Maratona de Aplicativos da FIAP/Google. Na próxima quarta-feira, dia 11, embarcam para São Paulo, onde disputam o título da competição.
Quem são eles? Rafael Jackson Andrade, Nicolas Oliveira e Gabriel Martins. Todos com 16 anos, estudantes do Curso Técnico em Informática, do Instituto Federal Catarinense (IFC), do Campus Camboriú. Para tentar o primeiro lugar, os garotos camboriuenses terão outros nove finalistas pela frente. Tarefa nada fácil, mas eles resolveram topar o desafio.
Na verdade, tudo começou com uma conversa com a professora de Educação Física, Alba Cristina Garcia, que sentiu a necessidade de informatizar as planilhas utilizadas pelos técnicos para orientar a equipe de basquete do IFC “Vi o meu tablet e conversei com os meninos, para ver a possibilidade de criarmos um aplicativo para ajudar nesse trabalho. Às vezes, o atleta não entende a planilha do técnico e, com o aplicativo, fica mais fácil de visualizar o jogo”, destacou.
Após a conversa, os estudantes começaram então a trabalhar no app, ao qual deram o nome Formação de Campo para Basquete. “Inserimos a nossa ideia como projeto de Iniciação Científica e começamos a focar nele”, explicou Gabriel Martins.
Os meninos iniciaram o trabalho sem pensar na Maratona. A ideia de inscrever o projeto na competição veio depois, com a iniciativa da professora Mozara Koehler “No início, todos os envolvidos não tinham a noção da proporção da maratona. O aplicativo é simples e a usabilidade é muito boa. Assim, resolvemos apresentar o projeto deles na competição”, afirmou Mozara.
Depois de inscritos, veio a surpresa: eles foram selecionados como um dos 10 finalistas. “Para falar a verdade, não acreditamos muito que poderíamos estar na final. Estamos muito felizes e ansiosos com a viagem para São Paulo, e também por representar Camboriú e todo o Estado”, disse Gabriel. Eles são os únicos catarinenses na final da competição.
A Maratona de Aplicativos, promovida anualmente pelo Google e a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), consiste no desenvolvimento de aplicativos para celulares que tenham o sistema operacional Android. Neste ano, os inscritos tiveram a missão de desenvolver um app sobre o tema: “Desenvolva um aplicativo que ajude você como aluno, a sua escola ou a educação no Brasil”.
“Nosso aplicativo está bem alinhado no tema proposto pelo evento e a interface está intuitiva, simples para o técnico do time formar o campo de basquete”, completou Rafael. Por enquanto, a expectativa da final é grande. Os estudantes já planejam novas implementações no programa, incluindo simulações de ataque. A final será realizada nos dias 12 e 13 de novembro.
A final será transmitida ao vivo pelo site www.maratonadeaplicativos.com.br.
Comments are closed.