Itajaí entrou novamente em estado de Atenção devido ao risco de deslizamento de terra, em virtude da previsão de chuva mais forte para quarta e quinta-feira (04 e 05). De outubro até agora choveu 335,6 milímetros em Itajaí, deixando o solo bastante encharcado.
Em outubro choveu 297 milímetros, quase o dobro do previsto, que era de 150 a 170 milímetros. Novembro também começou chuvoso. Até agora já foram registrados 38 milímetros de chuva e a média climatológica para o mês é de 130 a 150 mm. Esta situação aumenta o risco de deslizamento nos morros da cidade.
Um levantamento feito pela Defesa Civil classificou cerca de 1300 imóveis quanto ao risco de deslizamento. Desse total, 59 apresentam “risco muito alto” de deslizamento, e a maioria deles está no bairro Nossa Senhora das Graças (40 residências). Outras 587 casas apresentam “risco alto”, sendo que 294 estão na Fazenda, principalmente nos morros do Bem-te-vi e Padre Jacob.
Se você observar rachaduras ou fendas em alguma encosta, o surgimento de minas d’água, a inclinação anormal de postes ou árvores, fique atento. Estes são sinais de que a qualquer momento podem ocorrer deslizamentos de terra na encosta. Avise imediatamente a Defesa Civil no 3341-6199.