Na manhã desta terça, 23, na sede da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), os empresários da região se reuniram com os candidatos a prefeito Leonel Pavan (PSDB), de Balneário Camboriú, e Marcio Rosa (PSDB) de Camboriú. Esse foi o segundo encontro do projeto Voz Única, que tem o intuito de levar aos candidatos as reais necessidades dos empresários que vivem nas duas cidades que a associação representa.
A presidente da Acibalc, Ciça Muller, lembrou que esse período pré-eleições é o ideal para que a comunidade geral tenha contato com os políticos que desejam representa-la, tanto que por isso o evento é aberto a todos. “Como associação somos apartidários e desejamos que esse momento seja de muita harmonia e respeito entre todos. Esperamos que os candidatos analisem as nossas propostas e as executem, pois todas as ideias propostas são focadas em contribuir com toda a nossa sociedade”, salientou.
Os candidatos tiveram 20 minutos cada para apresentarem seus planos de governos e falarem de suas experiências e propostas políticas. Ambos receberam o documento elaborado pelos empresários, que tratam de assuntos como infraestrutura, saúde, educação, turismo, segurança pública, meio ambiente, inclusão social, cultura e esportes. Em Balneário houve mais de 100 sugestões, principalmente nas áreas de infraestrutura e meio ambiente. Já em Camboriú apareceram 80 reivindicações dos mais diversos temas, desde limpeza das ruas como a reabertura do hospital e a promoção de produtos turísticos a nível regional.
Osmar de Souza Nunes, sócio proprietário do Marambaia Cassino Hotel & Convenções e da Concessionária Marambaia defendeu que o momento é extremamente oportuno porque transforma a Acibalc em um grande fórum para expressão de ideias. “O futuro está passando por nós. São os prefeitos que são os motivadores da economia de cada município, e vejo que através desses encontros estamos tendo a oportunidade de sabermos mais sobre os candidatos e sobre as propostas deles para o futuro de Balneário e Camboriú”, comentou.
Os encontros
A ordem para a apresentação de cada candidato foi definida através de sorteio. No dia 16 se apresentaram os candidatos de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB) e Luiz Fernando Ozawa (PSOL), além de Altamir Montibeller (PSD), de Camboriú. Quem encerra os compromissos, no próximo dia 30, é Jade Martins (PMDB), de Balneário Camboriú e Élcio Kuhnen (PMDB), de Camboriú.
Durante o evento, também houve apresentação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), da Facisc, comandada pela Consultora Regional Carina Casanova. O projeto foca em reunir empresários, autoridades e comunidade para juntos montarem um plano do que é preciso melhorar na cidade para aumentar a condição econômica e a qualidade de vida dos munícipes. O DEL vai fechar 2016 presente em 20 municípios de Santa Catarina. A ideia é que com os novos prefeitos em Balneário e Camboriú o projeto comece a ser implantado por aqui.
Quem também se fez presente no encontro foi o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, através de seu presidente Paulo Roberto Maurici. Na ocasião, Paulo fez a entrega de reivindicações acerca de assuntos relacionados a gestão dos recursos hídricos desse importante Rio e dos seus afluentes, apresentando os desafios vivenciados pela entidade e relatando a condição da água na região. “Não poderemos construir, não haverá turismo, não haverá instalações de novas indústrias. Precisamos trabalhar forte para que tenhamos água por muito tempo”, afirmou.