Com as chuvas dos últimos dois dias a Defesa Civil de Balneário Camboriú tem se mantido em alerta, monitorando pontos específicos de alagamento e atendendo ocorrências de deslizamento ou áreas de risco. Segundo dados da Defesa Civil Estadual, da manhã de segunda-feira, 24, até a manhã de quarta-feira, 26, o volume de chuvas acumulado em Balneário Camboriú foi de 181 mm, o maior volume registrado entre os municípios de Santa Catarina.
O grande volume de chuvas, combinado com os períodos de maré alta, ocasionaram alguns pontos de alagamento, porém até o momento nenhuma ocorrência com graves danos foi registrada pela Defesa Civil. “O Rio das Ostras, que sempre foi um ponto crítico de alagamento, chegou a transbordar no período de maré alta à noite, porém sua vazão foi rápida após este momento e graças a isso não tivemos casos graves de alagamento”, informa o diretor da Defesa Civil, Osnildo Albino.
Os casos mais graves registrados foram de deslizamentos, que ocorreram na região da Interpraias e nos bairros da Barra e Nova Esperança. Até o momento, das quatro ocorrências registradas não houve nenhuma vítima e dos dois imóveis atingidos apenas em um deles foi verificado dano total na estrutura e a família precisou deixar o local.
Foi acionada a Sala de Situação na Secretaria de Segurança, que atuará junto à Central de Monitoramento, como está previsto no Plano de Contingência. A Defesa Civil e a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Central de Monitoramento seguem em alerta. A Secretaria de Obras e o Corpo de Bombeiros também foram acionados e estão em estado de alerta para atuação em possíveis ocorrências. O atendimento é realizado através da Central de Monitoramento pelo telefone 153.