Na sessão ordinária desta quarta-feira de cinzas (1), o plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou por unanimidade a proposta do vereador Leonardo Piruka (PP) de calendarizar a prevenção ao suicídio.
Segundo o autor do projeto, é necessário que se crie este dia para fazer com que o poder público preste atenção na importância da criação de políticas públicas de prevenção a esta doença.
Os levantamentos realizados pelo mandato do vereador proponente da lei mostram que Balneário Camboriú tem um número duas vezes maior do que a média nacional de casos de suicídio.
“O relatório da Organização Mundial de Saúde mostra que 3 mil pessoas cometem suicídio todos os dias. Isto atinge todas as classes sociais. Este é um problema de todos nós. Não temos como não nos sensibilizarmos e tomarmos está dor para nós. O poder público não pode ficar indiferente a esta situação preocupante”, defendeu Piruka.
Com a aprovação desta lei, o município deverá criar ações em prol da diminuição dos altos índices apresentados nos últimos anos.