Na manhã deste domingo (5), a Prefeitura de Balneário Camboriú, em mais uma ação conjunta com a Secretaria de Segurança, com representantes da Guarda Municipal e Ambiental, Defesa Civil e Cuida, juntamente com a Secretaria de Planejamento e de Obras fiscalizaram áreas de ocupação irregular e crimes ambientais.
Diversas averiguações aconteceram nas Ruas Marinilza C. do Nascimento, Evanildo Venâncio Cunha, Nagib Correa e Morro da Pedra Branca, no Bairro Nova Esperança. Essas localidades fazem parte das regiões invadidas, que foram mapeadas no começo do ano pelo Governo Municipal.
A área mais grave foi a do Morro da Pedra Branca, localizada perto do Centro Educacional Nova Esperança, onde fica também a Comunidade Bem Viver, instituto de recuperação para dependentes químicos.
De acordo com o secretário de Planejamento, Edson Kratz, que acompanhou a ação, o problema está na parte de cima da Rua, onde houveram aberturas e alargamentos irregulares de rua e não poderia existir o caminho. “Faremos agora em uma próxima fase, a identificação dos donos da máquina e responsáveis pela autorização das obras de caráter irregular”, completou.
Nas áreas mapeadas são realizadas fiscalizações a cada três dias pelo grupo de operação, para coibir as ocupações irregulares. A intenção desta ação é coibir o desmatamento em Áreas de Preservação Permanente, (APP) e invasões de morro que coloquem em risco a vida de moradores, como construções nos pés dos morros, que pode causar deslizamentos e danos mais graves aos cidadãos.
Atualmente, estão mapeados 34 pontos de moradias irregulares, espalhados pelos mais diversos bairros.
Ocupações irregulares podem ser denunciadas de forma anônima, através do telefone de emergência da Guarda Municipal – 153.