• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Usuários e profissionais de saúde comemoram Dia Nacional de Luta Antimanicomial, em Itajaí

Data reforça a importância dos pacientes poderem realizar o tratamento em casa

PUBLICIDADE
Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Divulgação

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi comemorado com diversas atividades nos Centros de Atenção Psicossocial de Itajaí. Uma das ações que marcou a tarde foi o lançamento da segunda edição do jornal Divertida Mente, elaborado pelos usuários do Caps AD. Cerca de 20 pessoas participaram da construção do material.

A psicóloga Caroline Camilo de Castro Franco, que coordena o projeto, explica que os usuários do serviço participaram de todo processo de elaboração do jornal. Escolhendo as pautas, fazendo entrevistas, participando das discussões e rodas de conversa e escrevendo alguns dos textos que são incluídos no material. “Percebemos que esse trabalho despertou a criatividade e a responsabilidade dos usuários, aumentou a autoestima dessas pessoas e gerou discussões e ideias muito ricas. O objetivo do projeto é justamente despertar o protagonismo dos usuários”, afirma Caroline.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disso, a intenção do Caps AD é criar uma interação entre a sociedade e a instituição, fazendo com que a comunidade possa observar, refletir e compreender cada vez mais o que é saúde mental e como funcionam os serviços especializados. A terceira edição do jornal já está em elaboração. O projeto, que recebe recursos do Governo Federal, oferece oficinas semanais feitas pelos usuários para construção do material.

Feijoada e atividades para crianças

Além disso, pela manhã, o Caps II realizou sua tradicional feijoada e recebeu cerca de 150 pessoas, entre usuários, familiares e profissionais de saúde. Esta foi a 11ª edição do evento, que tem o objetivo de integrar os participantes e fortalecer as relações sociais, bem como celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado para defender a reforma psiquiátrica no cuidado em liberdade e o direito das pessoas em receber o tratamento em liberdade, sem abrir mão de seu lugar como cidadão. É um dia para defender que a luta antimanicomial acontece todos os dias, sendo contra todas as formas de segregação e de violência”, destacou a coordenadora de Saúde Mental, Carla Hütner, durante a Feijoada do Caps II.

No Caps Infantil, os profissionais de saúde mental também prepararam brincadeiras, contação de histórias, poesias, orientações e lembranças sobre a data para repassar às crianças, adolescentes e familiares que participaram do encontro. As atividades aconteceram durante todo dia.

Click CamboriúNotíciasUsuários e profissionais de saúde comemoram Dia Nacional de Luta Antimanicomial, em...
PUBLICIDADE

Últimas notícias