• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí resgata parte de sua história com reinauguração da Igreja Imaculada Conceição

A inauguração da reforma da Igrejinha Velha, como é conhecida popularmente, será nesta sexta-feira, às 8h

PUBLICIDADE
Igreja Imaculada Conceição igrejinha velha
Divulgação

No dia 15 de junho, Itajaí comemora 158 anos de emancipação política. No seu aniversário, o município ganha um presente: a conclusão da obra de restauro da igreja Imaculada Conceição. A inauguração da reforma da Igrejinha Velha, como é conhecida popularmente, será nesta sexta-feira, às 8h, como parte da programação oficial do aniversário da cidade.

Após o desabamento do teto, em 2013, o local foi interditado. Em 2016, o restauro teve início e agora a obra foi concluída e será entregue à comunidade. Características originais como a cor e detalhes internos foram preservados, trazendo um resgate de parte da história de Itajaí.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na programação da reinauguração da igrejinha, está prevista uma alvorada festiva (queima de fogos), às 8h. Em seguida, às 8h30, acontecerá o corte da fita. Às 9h será celebrada uma missa com o arcebispo metropolitano, Don Wilson.

O investimento foi de quase R$ 3 milhões. Dentre os trabalhos executados está a remoção para recuperação dos retábulos (estrutura de madeira); peanhas (pequenos pedestais da parede); pia batismal e de água benta; retirada dos sinos, forro e telhas; estabilização do movimento das paredes laterais; reprodução das peças do piso; retelhamento; recuperação da cobertura com a restauração do madeiramento degradado, execução do reforço da fundação; restauro dos bens móveis da igreja; execução das novas instalações elétricas, de prevenção e combate a incêndio, de drenagem pluvial, ar condicionado, alarme, iluminação, iluminação cênica e hidrossanitárias, lógica e segurança, telefonia; recuperação da estrutura de suporte dos sinos; recuperação do piso, forro e tablados entre outros.

A Secretaria Municipal de Urbanismo fiscalizou todas as etapas da obra.

Sobre a Igrejinha

Situada onde ficava a primeira capela de Itajaí, a Imaculada Conceição foi construída na década de 1820, por Simeão, escravo do coronel Agostinho Alves Ramos. A edificação tornou-se a mais significativa e antiga do município, levando o nome de sua padroeira. Com o passar dos anos o prédio foi ampliado, mas foram preservados alguns dos seus traços arquitetônicos.

No local é possível apreciar várias obras do artista plástico local Dide Brandão, como painéis e pinturas de arte sacra. No seu interior, há vários crucifixos e diversas imagens esculpidas em madeira do século 19.

Agenda de casamentos

Muito procurada para a celebração de casamentos, a capacidade da igrejinha é de 150 convidados sentados. Após a reabertura, todo o funcionamento da Imaculada Conceição retornará a ser programado na Paróquia do Santíssimo Sacramento (localizada em anexo à igreja Matriz do Santíssimo Sacramento). A agenda de casamentos volta a ser definida na secretaria da paróquia a partir de agosto. Já a data de retorno das missas tradicionais ainda será definida.

Click CamboriúNotíciasItajaí resgata parte de sua história com reinauguração da Igreja Imaculada Conceição
PUBLICIDADE

Últimas notícias