Nesta sexta-feira, 15, dia em que Itajaí completa 158 anos de emancipação política, o público lotou a igreja Imaculada Conceição durante a inauguração do restauro. O evento iniciou às 8h com uma alvorada festiva (queima de fogos), seguida da apresentação da Banda Filarmônica de Itajaí. O corte simbólico da fita foi feita pelo prefeito Volnei Morastoni, o pároco do Santíssimo Sacramento, Padre Sérgio José de Souza, e o arcebispo metropolitano de Florianópolis, Wilson Tadeu Jonk, que realizou a primeira missa.
A celebração de reinauguração contou com o Coral Santíssimo Sacramento. Durante a cerimônia, o pároco Padre Sérgio ressaltou que nesta data é escrita mais uma página da história de Itajaí, pois foi ao redor da igrejinha que a cidade se desenvolveu. “Foi motivo de grande dor quando tivemos que fechar a Imaculada Conceição, mas todos se mobilizaram para que a nossa igreja pudesse ser reaberta e reestruturada. Estamos hoje reunidos em ação de graças por este grande feito”, comentou.
A Igrejinha Velha é reconhecida como a mais significativa edificação arquitetônica do município, por seu valor histórico. Interditada desde 2013, após o desabamento do teto, a reforma e revitalização do local foi concluída e entregue à comunidade. Características originais como a cor e detalhes internos foram preservadas, trazendo um resgate de parte da história de Itajaí.
A dona Maria Borba, de 80 anos, paroquiana e frequentadora do local, se recorda do dia em que houve o incidente que causou a interdição da igrejinha. “Fiquei muito abalada, pois tenho muito amor por este lugar”, comenta. Com um sorriso no rosto, ela se diz animada em poder voltar a participar das missas na Imaculada. Ela e a amiga Maria de Lourdes Almeida Burg prestigiaram maravilhadas o resultado da obra. “Ficou muito linda!”, exalta Maria.
O empresário Marinho Sandri, 61, reforçou seu contentamento ao ver que a igrejinha velha foi preservada. “A preocupação em manter as cores e padrões originais foi excelente. Ficou muito mais bela do que já estava antes desta reforma. Este lugar é muito importante para o município, estou encantado”, afirma.
Para que o grande público pudesse prestigiar este momento tão importante para a história de Itajaí, foram colocadas cadeiras no lado externo da Igrejinha. No local, o público também pode acompanhar a celebração de um telão. Maria Júlia, 20, acompanhou cada detalhe da missa junto de sua família. “Somos muito religiosos e viemos prestigiar este evento com muito orgulho. Sempre vinha à missa aqui na Imaculada e fico feliz de poder voltar”, conta.
O prefeito, Volnei Morastoni, ressalta que a Imaculada Conceição retrata características do povo itajaiense. “Somos um alegre, acolhedor, privilegiado por viver em um lugar como Itajaí. Somos também um povo de muita fé. A entrega desta obra, hoje, no dia do aniversário da nossa cidade, é muito importante para a nossa história”, conclui o prefeito.