A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí orienta a população sobre os casos de aumento excessivo nas contas de energia elétrica. O órgão indica que consumidores se atentem ao valor da fatura e o volume de consumo registrado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
O cidadão deve conferir o registro de consumo informado pela Celesc com o medido em seu relógio. Além disso, é necessário observar a quantidade de dias faturados pela estatal no mês de referência da fatura, pois pode variar entre 27 e 33 dias.
Para o Procon de Itajaí, os casos merecem atenção já que desde agosto de 2018 não há registros de aumento nas tarifas e alíquotas de energia elétrica cobradas pela empresa catarinense. Dessa forma, para a Procuradoria não existe justificativa para os aumentos ocorridos nas faturas da população de Itajaí.
O Procon informa que os casos são analisados de forma individual e que os consumidores lesados ou com dúvida podem se dirigir até o órgão em Itajaí, para sanar suas dúvidas ou registrar reclamação, conforme o seu caso. A procuradoria está na Av. Joca Brandão, 655, no Centro, e atende das 13h à 19h.