A tarde desta quinta-feira, 28.fev.2019, foi um marco histórico para as operações de movimentação de cargas de contêineres no Porto de Itajaí. Em menos de 24 horas, os três berços do porto receberam simultaneamente o desembarque de três navios.
O primeiro navio, LOG-IN JACARANDA (full contêiner/218 metros), atracou no berço 3 (cais público), na quarta-feira 27, às 18:30. A segunda embarcação, MAERSK LEON (full contêiner/300 metros), atracou no berço 1 da APM Terminals, às 10 horas de hoje (28), e o terceiro navio, MERCOSUL ITAJAÍ (full contêiner/194 metros), atracou no berço 2 também da APM Terminals no dia de hoje (28), às 11:50.
De acordo com Ricardo Amorim, Gerente de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí e Héder Cassiano Moritz – Assessor de Direção, a última vez em que três navios atracaram simultaneamente nos berços 1,2 e 3, registrando a movimentação de cargas de contêineres, aconteceu em 2014. Após esse período até os dias de hoje, o berço 3 que foi inaugurado em dezembro de 2017, também recebeu atracações de navios ROLL ON – ROLL OFF possibilitando o desembarque de veículos importados e ainda a movimentação de navio de cargas gerais e de contêineres.
Em sua totalidade, quando o berço 4 for entregue, os quatro berços terão 1050 metros de comprimento, sendo o berço 1 – APM Terminals com 300 metros, berço 2 – APM Terminals com 260 metros, berço 3 – cais público com 245 metros e o berço 4 – cais público com 245 metros.
Atualmente, o Porto de Itajaí responde por mais de 60% da balança Comercial Estadual e 4% da Nacional. O berço 4 está com suas obras em andamento e tem previsão de ser entregue no mês de março.
O Porto de Itajaí voltará as suas origens com picos de movimentação portuária intensa permitindo mais escalas de atracações de até navios maiores e operações mais ágeis e seguras.
O Porto de Itajaí atravessou diversas adversidades durante anos, ficando sem berços operacionais na estrutura pública, uma situação delicada que gerou um problema de atendimento aos armadores, com uma situação economicamente financeira e tensa para o Porto e a cidade de Itajaí.
Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº. Marcelo Werner Salles, o dia de hoje é um momento de comemoração e acima de tudo um resgate a autoestima que Itajaí conquista novamente , “Os anos 2015 e 2016 foram anos muitos difíceis para o Porto de Itajaí, onde perdemos nossas linhas para outros terminais e outros portos de Santa Catarina. Isso teve seus reflexos financeiros, tanto para o Porto quanto para a mão de obra, e desde que se retornou à possibilidade de trazer novas linhas que coincidiram com o término dos berços, essa condição de ter 3 navios full container atracados simultaneamente é muito importante. E mais importante ainda, como um todo, pois melhora a autoestima de todos e sinaliza de uma forma muito positiva que nós, APM Terminals, a mão de obra, os cidadãos, estamos no caminho certo, buscando o melhor do nosso porto, para gerar a riquezas que nossa cidade precisa e dando escoamento aos produtos catarinenses”, reforçou Salles.
Otimista com os avanços que o Porto de Itajaí vem apresentando mensalmente, o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destaca o novo marco com a atracação simultânea e aguarda ansiosamente a conclusão das obras do berço 4, “O nosso porto está em uma fase excelente de movimentação. Estamos gradativamente recuperando a movimentação em grande escalas e conquistando novas linhas. Em breve estaremos com o berço 4 finalizado, mas mesmo assim já estamos entregando uma movimentação excelente. É motivo de comemoração, mostrando um novo momento que o Porto de Itajaí está vivendo, em uma linha de ascendência positiva. É o Porto de Itajaí voltando aos velhos tempos e atingindo sua plenitude novamente”, acrescenta o prefeito.
“O posicionamento comercial competitivo da APM Terminals Itajaí gerou a atração de cinco novas rotas e diversos armadores para o terminal de Itajaí em 2018, além de uma escala adicional de um dos serviços que atendemos de e para a Ásia. Essas conquistas são frutos do nosso profundo conhecimento em operação portuária aliada à qualidade no atendimento aos nossos clientes. Nossa maior missão é continuar servindo o mercado catarinense com excelência, sendo parceiros confiáveis na cadeia logística dos mais variados segmentos”, destacou Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminals Brasil.
A APM Terminals Itajaí atualmente conta com rotas que conectam o terminal à África, América do Norte, América do Sul, Europa, Mediterrâneo e Ásia, além de serviços de cabotagem, operadas por mais de 14 armadores integrados em diferentes consórcios. A proximidade entre o porto e a BR-101, assim como o acesso à BR-470, também fazem de Itajaí o fluxo preferencial para cargas de exportação, especialmente proteína animal (frango e suíno), madeira, celulose e cerâmica. O terminal está localizado no maior e principal pólo logístico de Santa Catarina, cercado por instalações retroportuárias e de apoio, além de ser base de diversas empresas importadoras e exportadoras.
Comments are closed.