Os vereadores de Itajaí receberam na tarde desta quarta-feira (17) a visita do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e do superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Salles. A reunião teve como objetivo para apresentar um novo modelo de gestão operacional do Porto.
A proposta é implantar um modelo de concessão da atividade operacional. Desta maneira, o Porto permaneceria municipalizado, porém, com a gestão operacional de todos os berços feita pela empresa vencedora da licitação de concessão. A concessionária também ficaria com a responsabilidade de investir em aquisição de novos equipamentos e de aumentar a área de armazenamento.
Durante a reunião, o prefeito também falou sobre a viagem recente a Brasília para tratar sobre o tema em audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, e o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni e Silva.
Hoje, os berços 1 e 2 estão arrendados para a APM Terminals, em um contrato válido até 2022. Até lá, o Município deve desenvolver um novo modelo para a gestão do Porto.