Atendendo a pedidos da comunidade, o vereador André Meirinho protocolou uma indicação ao governo municipal para que promova estudos para possível implantação de festivais de luzes e projeções visuais em Balneário Camboriú, inclusive no réveillon e em outras datas festivas, a exemplo dos que ocorrem em diversos lugares pelo mundo.
Em cidades como Berlim e Frankfurt na Alemanha, e Sidney na Austrália, os famosos eventos que contam com a interação de luzes projetadas e arquitetura urbana atraem um número expressivo de visitantes, tornando-se um importante elemento para o desenvolvimento urbano e crescimento econômico.
Segundo dados, o Vivid Sydney do ano de 2012 atraiu mais de 500.000 visitantes para a exposição e eventos ao ar livre, gerando cerca de U$ 10 milhões em renda para o estado, enquanto Vivid 2013 atraiu mais de 800.000 visitantes, contribuindo com mais de U$ 20 milhões para a economia. Em 2017, o evento atraiu um recorde de 2,33 milhões de participantes e injetou mais de US$ 143 milhões na economia de visitantes da NSW, a agência de eventos e turismo do Governo.
“Festivais com esses aspectos atraem um público diferenciado, que fomenta a economia, movimenta a cidade e gera mídias espontâneas através de conteúdos compartilhados nas redes sociais. Poderíamos inclusive agregar esses efeitos de luzes ao nosso réveillon”, destaca Meirinho.