O parque de diversões Beto Carrero World, situado no município de Penha, no Litoral Norte catarinense, divulgou nesta quarta-feira (26) uma polêmica promoção, chamada “Passaporte Para Todos”, induzindo eleitores do PT a não comparecerem às urnas no dia 30.
Conforme a publicação em suas mídias sociais, a promoção vale somente para domingo, 30, dia das eleições do segundo turno, mas somente para quem estiver vestindo vermelho, entrar antes das 8h e sair depois das 17h, ou seja, horário da votação. Em todo o Brasil, as seções eleitorais abrem às 8h e fecham às 17h, no horário de Brasília. Em 12 estados, incluindo Santa Catarina, também haverá votação para governador.
A promoção, que dá ênfase às iniciais P e T, do “Para Todos”, surge após a promoção “Passaporte Verde e Amarelo”, lançada um dia antes, que garante 25% de desconto para quem ir ao parque com a camisa com as cores so Brasil até o dia 30. Para driblar qualquer conotação política, o parque sinalizou que seria um “esquenta para a Copa”. A nova promoção confirma o teor político da promoção anterior ao trazer em seu enunciado “convide seu amigo petista e divirta-se o dia inteiro com ele”.
Além de irregular, a promoção pode configurar crime eleitoral, podendo ser entendida, inclusive, como compra de voto — no caso, compra de abstenção. A lei diz, no artigo 299 do Código Eleitoral, que “a compra ou a venda de voto, seja com dinheiro, presentes ou qualquer favorecimento, é crime que pode ser punido com até quatro anos de prisão e pagamento de multa”.
O advogado Augusto de Arruda Botelho, que disputou a eleição para deputado federal (PSB-SP), mas não foi eleito, foi um dos que comentou na publicação. “Vocês certamente não consultaram um advogado eleitoral antes de fazer essa publicação. Vão ter que retirar e ainda pagar uma multa. Muito espertos”, publicou.
Essa não seria a primeira vez que o parque estaria cometendo propaganda irregular. Na última terça-feira (25), o Beto Carrero World foi multado em R$ 15 mil reais, por promover Jorginho Mello e Jorge Seif em um vídeo, onde os candidatos experimentam uma nova atação, o brinqueado Rebuliço. Ambos os candidatos eram protagonistas do vídeo e usavam adesivos de campanha. Eles também foram multados em R$ 15 mil reais cada.
Comments are closed.