A noite de quarta-feira (28) foi marcada pela audiência pública destinada a tratar dos temas “Insegurança em Itajaí” e “A situação de pessoas em situação de rua”. A sessão, presidida pelo vereador Osmar Teixeira (SD), surgiu por meio do Requerimento nº 46/2023.
O evento reuniu profissionais de diferentes áreas ligadas à questão, tais como representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Saúde, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, assim como da Associação Vida Jovem. Um ex-morador de rua e ex-dependente químico integrou a mesa de debates, compartilhando o relato de sua trajetória pessoal.
O foco da audiência recaiu sobre os serviços prestados atualmente às pessoas em situação de rua em Itajaí, o atendimento realizado, as parcerias estabelecidas com comunidades terapêuticas, além dos desafios para a expansão dos serviços oferecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).
Os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e contribuições, discutindo estratégias para a redução do número de pessoas em situação de rua, internação e segurança na cidade.
No encerramento, o vereador Osmar Teixeira anunciou algumas medidas a serem tomadas, baseadas nas discussões ocorridas durante o evento. Entre elas, destaca-se a solicitação à Secretaria Municipal de Comunicação para a realização de campanhas de orientação à população sobre como acionar atendimento para pessoas em situação de rua; a reivindicação por transferência e ampliação do Caps AD; e o apoio à formação de um Comitê Intersetorial coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Esse comitê será formado por profissionais de diversas áreas e usuários dos projetos voltados para o atendimento de pessoas em situação de rua.