A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) iniciou os testes do novo decantador, o quarto da série, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no bairro Nova Esperança. Este teste, iniciado nesta sexta-feira (22), representa um passo crucial para o aprimoramento do tratamento de efluentes na cidade.
O novo decantador está atualmente em fase de testes de estanqueidade, que consiste no enchimento do equipamento com água para verificar possíveis vazamentos. Após esta etapa, os componentes eletromecânicos do decantador também serão submetidos a testes.
Paralelamente, a Emasa está finalizando a instalação das tubulações de interligação com o sistema já existente e a urbanização da área ao redor do novo decantador. A entrada em operação deste equipamento proporcionará um aumento significativo na eficiência do tratamento do efluente sanitário na região.
Outro avanço importante no sistema de saneamento de Balneário Camboriú é a recuperação da lagoa de aeração na ETE. A Emasa concluiu a terraplanagem da lagoa e a instalação dos drenos de líquidos e gases. Atualmente, o foco está na colocação do “bidim”, uma manta de poliéster usada para proteger a geomembrana, e na instalação da própria geomembrana, processo já iniciado em um dos taludes do tanque.