Nesta terça-feira, 29 de outubro, Balneário Camboriú deu um passo significativo para a mobilidade urbana ao participar da assinatura do protocolo de intenções do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Rio Itajaí (Promobis). O evento, que contou com a presença do prefeito Fabrício Oliveira, do governador Jorginho Mello e de prefeitos dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), marcou o compromisso regional com a construção de um sistema de transporte público integrado.
Balneário Camboriú será o maior investidor no Promobis, destinando aproximadamente 38 milhões de dólares para o projeto, que inclui a construção de um túnel submerso ligando Itajaí e Navegantes, além de melhorias na micromobilidade elétrica.
O governador Jorginho Mello garantiu que o governo estadual apoiará financeiramente o projeto, além de facilitar outorgas e organizar a Parceria Público-Privada (PPP) necessária para a construção do túnel. O projeto de mobilidade pretende interligar os municípios da AMFRI, promovendo avanços em transporte público sustentável.
Para Fabrício Oliveira, o Promobis é uma ação estratégica para a região da Foz do Rio Itajaí, que tem sido uma das que mais cresce no país. “Mobilidade e tecnologia andam de mãos dadas para o crescimento dos municípios da AMFRI”, declarou o prefeito, que já havia colaborado diretamente nas negociações com o Banco Mundial para garantir o financiamento do projeto enquanto presidia a associação.
O Promobis, discutido desde 2019, reflete um esforço conjunto para modernizar a infraestrutura de transporte e melhorar a qualidade de vida na região.