• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Catarinense morre em explosão premeditada na Praça dos Três Poderes

Ex-candidato a vereador de Rio do Sul morre em explosão após anunciar atentado contra o STF em redes sociais

PUBLICIDADE

Na noite desta quarta-feira (13/11), a Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi palco de explosões que resultaram na morte de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, ex-candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo Partido Liberal (PL). Conhecido pelo apelido “Tiu França”, Luiz era natural de Santa Catarina e já havia manifestado publicamente opiniões radicais e teorias conspiratórias em suas redes sociais.

Ação Premeditada e Mensagens nas Redes Sociais

Francisco Wanderley Luiz fez uma série de postagens em seu perfil no Facebook antes da explosão. Em mensagens carregadas de simbolismo e teor conspiratório, ele indicava a preparação para um ataque. “Distrito Federal Brasília 13 novembro 2024. Eu: Francisco Wanderley Luiz mais conhecido Tio França… sugiro a vocês uma data especial para iniciar uma revolução”, escreveu, deixando evidente a premeditação do ato.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Luiz era seguidor de teorias conspiratórias, como as propagadas pelo movimento QAnon, que emergiram nos Estados Unidos. Em 2020, concorreu a vereador pelo PL e declarou à Justiça Eleitoral ter ensino médio incompleto, ser casado e possuir bens avaliados em R$ 263 mil.

A Explosão e a Resposta das Autoridades

Testemunhas relataram que Francisco morreu após arremessar explosivos na estátua da Justiça em frente ao STF, sendo atingido fatalmente por um deles. Uma hora antes do atentado, ele publicou mensagens que faziam referência direta à data e ao local. O carro que explodiu na Praça dos Três Poderes também pertencia a Luiz, e vídeos captados na área mostram fumaça e sons de explosão na movimentada região entre o STF e a Câmara dos Deputados.

Logo após as explosões, a Polícia Militar e a segurança do STF isolaram o local, enquanto equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil realizavam varreduras. O STF emitiu uma nota informando que os ministros e todos os servidores foram evacuados em segurança após o incidente. “Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela”, disse a Corte.

Investigação e Perícia

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que a perícia foi acionada e que agentes da 5ª Delegacia de Polícia estavam no local para as primeiras diligências. Bruno Dias, delegado responsável, afirmou que não havia detalhes adicionais além da confirmação de uma vítima fatal e que a área seria totalmente varrida antes do prosseguimento das investigações.

Click CamboriúNotíciasCatarinense morre em explosão premeditada na Praça dos Três Poderes
PUBLICIDADE

Últimas notícias