Um relatório divulgado nesta segunda-feira (20) pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) indicou que a Praia Central estava 100% própria para banho antes da enxurada, visto que a coleta foi realizada no dia 15 de janeiro
Nas praias agrestes, o único ponto que estava considerado impróprio era a Lagoa de Taquaras. No total, a EMASA avaliou 15 pontos em toda a cidade.
A autarquia realiza o monitoramento semanal dos 15 pontos de análise: dez na Praia Central e cinco nas praias agrestes (Laranjeiras, Estaleiro, Taquaras e Estaleirinho). Esse trabalho é feito em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
Por outro lado, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apresentou dados divergentes em seu relatório mais recente, divulgado na última sexta-feira (17). Segundo o IMA, três dos dez pontos da Praia Central foram considerados impróprios para banho: Pontal Norte, em frente à Rua 1400 e em frente à Rua 3000. Nas praias agrestes, o único ponto impróprio também foi a Lagoa de Taquaras.
Conforme os critérios do IMA, um ponto é classificado como impróprio para banho quando quatro das últimas cinco coletas apresentam níveis de concentração de microrganismos fora do padrão aceitável.