De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Itajaí enfrentará um final de semana de calor intenso, com temperaturas máximas previstas de 31 graus. A combinação de altas temperaturas e o aumento da população flutuante eleva o consumo de água, levando o Semasa a emitir um alerta para o uso consciente do recurso.
Nesta sexta-feira (24), o consumo já apresenta níveis superiores aos registrados em finais de semana anteriores. Os principais reservatórios do sistema estão abaixo do ideal para suportar a demanda sem a necessidade de redução de pressão nos próximos dias. Apesar das Estações de Tratamento de Água (ETAs) operarem em capacidade máxima, a demanda continua superando a produção.
Recomendações para economia de água
O Semasa pede a colaboração de moradores e turistas para adiar atividades que demandem grandes volumes de água, como lavar carros, calçadas, quintais e encher piscinas. O desperdício, segundo o órgão, pode agravar a situação, afetando especialmente áreas mais altas e distantes, onde o fornecimento depende de boosters — equipamentos que recalcam a água até os imóveis. Quando a pressão é insuficiente, esses equipamentos entram em desligamento automático, interrompendo o abastecimento.
A autarquia também reforça a importância de reservatórios particulares, como caixas d’água e cisternas, que ajudam a regularizar a pressão nas tubulações internas dos imóveis e garantem água em momentos de desabastecimento. Esses equipamentos são obrigatórios em todas as edificações residenciais e comerciais e devem ser dimensionados para atender à quantidade de ocupantes.
Desafios e ações futuras
Celso Praun, diretor geral do Semasa, destacou os esforços para projetar soluções duradouras diante do aumento da demanda. “Chegamos no auge da demanda e estamos desenvolvendo ações à altura. Contamos com o apoio dos itajaienses, especialistas em superar desafios, para fazermos o melhor com o sistema que temos, enquanto construímos o sistema que merecemos”, afirmou.