A Prefeitura de Balneário Camboriú segue intensificando as ações de combate à dengue. Na última sexta-feira (21), uma piscina abandonada no bairro Estaleiro foi aterrada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, após a confirmação de um foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A decisão de aterrar a piscina foi tomada após uma visita técnica dos agentes de combate às endemias, que coletaram amostras de larvas e, após análises laboratoriais, constataram a presença do mosquito. A ação contou com o apoio da Secretaria de Obras e da Subprefeitura da Região Sul.
“Optamos pelo aterramento em vez de apenas esvaziar a piscina, pois a possibilidade de chuvas poderia fazer com que o local voltasse a acumular água e representar novos riscos. Assim, resolvemos o problema de forma definitiva, sem necessidade de novas manutenções”, explicou o diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz.
Ao todo, foram utilizados oito caminhões de terra para a operação. A residência em questão é uma casa de veraneio, e o proprietário autorizou a ação da Prefeitura.
“Felizmente, o proprietário foi consciente e, preocupado com a saúde pública, permitiu que aterrássemos a piscina. A colaboração da comunidade é essencial, pois, apesar do trabalho diário dos agentes, nem sempre conseguimos identificar todos os pontos críticos sem o apoio das denúncias”, acrescentou Cruz.
Denúncias podem ser feitas pela população
A população pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito da dengue por meio dos seguintes canais:
- WhatsApp: (47) 99982-1979
- Plataforma 1Doc: www.bc.1doc.com.br/atendimento
- E-mail: ouvidoria@bc.sc.gov.br
- Telefones: (47) 3267-7024 e 0800 644 3388
Casos de dengue e medidas preventivas
Até a última quinta-feira (20), Balneário Camboriú registrava 12 casos confirmados de dengue, sendo cinco autóctones (contraídos no próprio município), um importado e seis de origem indeterminada. Os dados foram apresentados na reunião quinzenal da Sala de Situação, que monitora a evolução da doença na cidade e define estratégias de contenção.
“Nosso foco principal é a prevenção. Em 2024, tivemos nove mortes por dengue na cidade. Não estamos medindo esforços para evitar que isso se repita”, destacou Cruz.
Entre as novas estratégias adotadas, a Secretaria de Saúde pretende realizar uma campanha voltada para a terceira idade, considerada grupo de risco para complicações da doença. Uma palestra educativa será ministrada na Secretaria da Pessoa Idosa para conscientizar esse público sobre formas eficazes de prevenção.