• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura aterra piscina com foco de dengue em Balneário Camboriú

Piscina com foco de dengue é aterrada no Estaleiro para evitar proliferação do Aedes aegypti

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Balneário Camboriú segue intensificando as ações de combate à dengue. Na última sexta-feira (21), uma piscina abandonada no bairro Estaleiro foi aterrada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, após a confirmação de um foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A decisão de aterrar a piscina foi tomada após uma visita técnica dos agentes de combate às endemias, que coletaram amostras de larvas e, após análises laboratoriais, constataram a presença do mosquito. A ação contou com o apoio da Secretaria de Obras e da Subprefeitura da Região Sul.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Optamos pelo aterramento em vez de apenas esvaziar a piscina, pois a possibilidade de chuvas poderia fazer com que o local voltasse a acumular água e representar novos riscos. Assim, resolvemos o problema de forma definitiva, sem necessidade de novas manutenções”, explicou o diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz.

Ao todo, foram utilizados oito caminhões de terra para a operação. A residência em questão é uma casa de veraneio, e o proprietário autorizou a ação da Prefeitura.

“Felizmente, o proprietário foi consciente e, preocupado com a saúde pública, permitiu que aterrássemos a piscina. A colaboração da comunidade é essencial, pois, apesar do trabalho diário dos agentes, nem sempre conseguimos identificar todos os pontos críticos sem o apoio das denúncias”, acrescentou Cruz.

Denúncias podem ser feitas pela população

A população pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito da dengue por meio dos seguintes canais:

Casos de dengue e medidas preventivas

Até a última quinta-feira (20), Balneário Camboriú registrava 12 casos confirmados de dengue, sendo cinco autóctones (contraídos no próprio município), um importado e seis de origem indeterminada. Os dados foram apresentados na reunião quinzenal da Sala de Situação, que monitora a evolução da doença na cidade e define estratégias de contenção.

“Nosso foco principal é a prevenção. Em 2024, tivemos nove mortes por dengue na cidade. Não estamos medindo esforços para evitar que isso se repita”, destacou Cruz.

Entre as novas estratégias adotadas, a Secretaria de Saúde pretende realizar uma campanha voltada para a terceira idade, considerada grupo de risco para complicações da doença. Uma palestra educativa será ministrada na Secretaria da Pessoa Idosa para conscientizar esse público sobre formas eficazes de prevenção.

Click CamboriúNotíciasPrefeitura aterra piscina com foco de dengue em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias