A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú divulgou, por meio da Escola do Legislativo, a lista das 19 escolas inscritas para participar das eleições do Programa Vereador Mirim 2025. O programa tem o objetivo de aproximar os jovens da política e do funcionamento do Legislativo, proporcionando experiências práticas de cidadania e democracia.
Os estudantes elegerão seus representantes no dia 3 de abril, e os vencedores assumirão seus mandatos em maio de 2025. A votação será aberta para alunos do 6º ao 9º ano, enquanto os candidatos a vereador mirim precisam estar no 7º ou 8º ano.
A iniciativa busca preparar as novas gerações para entenderem o papel da Câmara de Vereadores e a importância da representatividade política. Durante o mandato, os vereadores mirins participam de sessões, apresentam propostas e aprendem sobre o processo legislativo.
Escolas participantes
Entre as instituições que terão estudantes concorrendo às eleições mirins estão escolas municipais, estaduais e privadas, garantindo um processo democrático abrangente:
- Ensino Municipal:
- C.E.M. Alfredo Domingos da Silva
- C.E.M. Ariribá
- C.E.M. Dona Lili
- C.E.M. Giovania de Almeida
- C.E.M. Governador Ivo Silveira
- C.E.M. Jardim Iate Clube
- C.E.M. Nova Esperança
- C.E.M. Presidente Médici
- C.E.M. Professor Antônio Lúcio
- C.E.M. Professor Armando César Ghislandi
- C.E.M. Taquaras
- C.E.M. Vereador Santa
- CAIC Ayrton Senna da Silva
- Ensino Estadual e Privado:
- Colégio COC Unidade III
- Colégio Energia
- Colégio Liceu Catarinense
- Colégio Margirus
- Colégio Uniavan
- E.E.B. Presidente João Goulart
A posse dos eleitos acontecerá em uma sessão solene na Câmara de Vereadores, onde os novos representantes terão a oportunidade de apresentar propostas e debater temas de interesse da comunidade estudantil.