O vereador Naifer Neri (NOVO) chamou a atenção nesta semana para o crescimento alarmante do número de pessoas em situação de rua em Balneário Camboriú, agravado pelo consumo descontrolado de entorpecentes. A fala do parlamentar ocorre em meio à crescente visibilidade de locais que têm se transformado em verdadeiras cracolândias a céu aberto, espalhadas por áreas turísticas, vias movimentadas e espaços públicos da cidade.
“Precisamos avançar nas políticas de saúde pública. Além da vulnerabilidade social, a maioria dos casos está ligada ao uso abusivo de drogas. Sem políticas integradas, o problema se torna um ciclo: muitos são levados à Casa de Passagem, mas acabam retornando às ruas, recomeçando o consumo de entorpecentes e contribuindo para a degradação desses espaços”, declarou o vereador.
Para Neri, a superação do problema exige a cooperação entre diferentes esferas de poder. “É fundamental a integração entre o Legislativo, Executivo, Judiciário e o Ministério Público para que possamos devolver dignidade às pessoas em situação de rua e garantir mais segurança aos moradores e turistas da nossa cidade.”
O vereador defende a adoção de políticas públicas de médio e longo prazo, com enfoque em saúde mental, recuperação de dependentes químicos e reintegração social. Segundo ele, não se trata apenas de segurança pública, mas de uma crise humanitária que precisa ser enfrentada com responsabilidade e planejamento.