O Fórum Municipal de Economia Solidária, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, representou Balneário Camboriú no Fórum Social Mundial Temático, que aconteceu em Porto Alegre nos dias 21 a 29 de janeiro.
Na capital gaúcha foram debatidas e priorizadas oficinas autogestionárias da Economia Solidária. Neste sentido foram realizadas três oficinas pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), sendo elas: Educação e Cultura na Economia Solidária; Discussão da Lei Nacional de Economia Solidária; Rumo a 5ª Plenária Nacional da Economia Solidária.
As temáticas mais discutidas foram a “Economia Verde”, vista por grande parte do movimento como uma nova mutação do capitalismo, como foi o neoliberalismo, e a outra o “Desenvolvimento Sustentável”, onde se questionou que o termo mais apropriado e que reuniria mais dimensões e não somente a econômica, seria o Bem Viver, termo esse herdado dos índios.
O Fórum Social Mundial contou ainda com a participação dos dirigentes das mais diversas lutas e os intelectuais militantes, da UPMS (Universidade Popular dos Movimentos Sociais), instituição que tem em seu nome a universalidade de pensamentos, e como sujeitos os movimentos sociais.
Para o coordenador geral do Fórum Municipal de Economia Solidária de Balneário Camboriú, Luiz Filipe G. Heinecke, participar deste evento foi muito importante para o movimento de Economia Solidária do município. “Ter contato com outros movimentos e participar dos debates foi muito produtivo, principalmente por ter contato com renomes que compartilham do objetivo de tornar o mundo um lugar melhor para se viver e conviver. Uma coisa que me impactou e energizou também, foi ver estes movimentos protagonizados por jovens”, destacou Heinecke.