Duas crianças, uma de dez e outra de doze anos, que foram detidas no bairro Tabuleiro vendendo crack, na noite desta quinta-feira (23), foram encaminhados para um projeto social. O Conselho Tutelar de Camboriú foi acionado e está acompanhando o caso.
Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, crianças nesse tipo de situação devem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar e adolescentes são encaminhados a delegacia e posteriormente ao fórum onde cumprirão uma medida sócio educativa.
Na manhã desta sexta feira (24), o Núcleo De Prevenção e Combate às Drogas de Camboriú esteve na residência dos irmãos, que moram com a mãe no Bairro Tabuleiro. A mãe dos meninos, e também de uma adolescente de 13 anos, contou que mora em Camboriú há quinze dias e que a família morava anteriormente em Itajaí. Contou ainda que não imaginava que seus filhos estivessem envolvidos com drogas. Separada de seu marido há um ano, veio à Camboriú tentar uma vida melhor.
Ela relatou que as crianças estudavam em Itajaí, mas desde que vieram para Camboriú estão sem estudar, e disse que seus filhos nunca tiveram envolvimento com crimes. Percebeu apenas que eles estão um pouco desobedientes.
Após este diagnóstico o Conselheiro Adriano e o Diretor do Núcleo de Prevenção, Manoel Mafra, solicitaram que a mãe matriculasse imediatamente as crianças e ofereceram um encaminhamento para um Projeto Social para os meninos. Eles aceitaram prontamente e, ainda na tarde de sexta-feira, a Conselheira Tanalu e o diretor do Núcleo estiveram na Kadiz, e as crianças receberam, além do uniforme, a oportunidade de terem um futuro feliz.