Até o próximo domingo (11) o Serviço de Abordagem Social irá intensificar o auxílio às pessoas em situação de rua devido à queda nas temperaturas.
No primeiro dia de ação foram abordadas oito pessoas, sendo que uma delas foi por meio de contato da comunidade. Dessas, somente um idoso aceitou sair da rua e ir para a Casa de Apoio. Lá, o serviço de abordagem conseguiu descobrir que o idoso era de São Borja (RS) e contatar seus familiares.
O Serviço de Abordagem Social, que já circula diariamente pelas ruas da cidade, irá readequar o horário de atendimento no fim de semana. As rondas serão das 20h até a meia noite e contarão com o auxílio de agentes de Defesa Civil. Já até sexta-feira (10) o trabalho será realizado das 7h até meia noite (horário normal).
Durante as rondas, as pessoas em situação de rua serão alertadas sobre o frio intenso e convidadas a passarem a noite na Casa de Apoio Social, localizada na Rua José Pereira Liberato nº 2219. Os moradores que quiserem ajudar as pessoas em situação de rua podem informar ao Serviço de Abordagem Social por meio dos telefones (47) 3248-4596 e 9919-8961 ou na Casa de Apoio no (47) 3349-5498. Vale ressaltar que as pessoas em situação de rua podem recusar ir para a Casa de Apoio.
Normalmente, para que a pessoa possa se abrigar na Casa de Apoio Social é necessário que ela passe por uma triagem feita pelo CREAS POP, que primeiro tenta reaproximar o indivíduo da sua família. Porém, em situações de maior vulnerabilidade – como os dias de frio intenso, esse acolhimento é feito sem a necessidade da triagem. Qualquer pessoa neste período poderá solicitar abrigo na Casa de Apoio que será acolhida.