Foi marcada para o dia 10 de dezembro, na Câmara de Vereadores, a audiência pública sobre o Porto de Itajaí. O debate aberto sobre a situação do porto vai acontecer a pedido da vereadora Anna Carolina Martins (PRB), que solicitou o encontro através de um requerimento na sessão do dia 6 de novembro.
Depois de quase um mês sem respostas, a presidência do legislativo anunciou a audiência pública na sessão da última terça-feira, 02. “Nas ruas nós já escutávamos que o porto ia mal, só que esse debate não tem que acontecer somente na imprensa ou nas ruas, tem que ser trazido pra dentro da câmara, com a participação popular”, defende Anna Carolina.
No início de novembro foi anunciado o segundo plano de demissão incentivada do porto, numa tentativa de enxugar os gastos. No final do mesmo mês, um projeto votado às pressas na Câmara liberou mais de R$ 3,4 milhões da prefeitura para cobrir, entre outras coisas, a folha de pagamento do porto. Acredita-se que o porto fechará o ano com um prejuízo de cerca de R$4 milhões de reais.
A audiência pública é um debate aberto, onde a comunidade tem a oportunidade de tirar as dúvidas e questionar os gestores do terminal. Para a vereadora Anna Carolina, essa é a hora dos itajaienses comparecerem à câmara de vereadores para questionar, tirar suas dúvidas e colaborar.
“É preciso a presença não só dos trabalhadores portuários, mas também dos caminhoneiros, dos representantes sindicais, dos empresários do ramo de importação e exportação, de qualquer itajaiense que sabe o quanto é importante a saúde financeira do porto para a economia de Itajaí”, explica. “Sem a participação popular não há debate”, lembra.
A audiência pública que para debater a situação do porto de Itajaí está marcada para a próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, às 18 horas na Câmara de Vereadores de Itajaí.