O Natal deste ano deve repetir o mesmo desempenho do ano passado no comércio de Balneário Camboriú, de acordo com estimativas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. Para o presidente da entidade, empresário José Roberto Cruz, o Beto Cruz, o cenário econômico, de inflação alta e aperto nos juros deve fazer com que as empresas adotem mais promoções. Estender o prazo para pagamento deve ser uma das práticas adotadas pelo setor nos próximos meses.
O período do Natal, explica Beto Cruz, é uma época em que, independentemente do momento econômico, boas vendas sempre acontecem. “O período será bom para os comerciantes. O faturamento será positivo, mas, claro, considerando a realidade econômica que estamos vivendo. Ficaremos satisfeitos se o índice do ano passado se mantiver”, afirma.
Para Cruz, o valor do ticket médio por presente deve ficar entre R$ 150 e R$ 300. “O consumidor não deixa de presentear seus familiares, mas o valor será mais barato”, diz. A CDL recomenda aos associados que apostem na excelência do atendimento, em produtos e vitrines atrativas, preços e condições de pagamento parceladas e ambientes agradáveis para atrair os consumidores. A diretoria da entidade também recomenda que os lojistas decorem os seus estabelecimentos para despertar o interesse da compra nos consumidores.
O Natal é a melhor data para o comércio por movimentar todos os segmentos da economia. “Uma das principais vantagens é de proporcionar a ampliação do número de produtos comercializados, uma vez que o cliente compra presentes para toda a família”, realça.