As vendas para o Dia das Crianças neste ano devem registrar desempenho parecido com o de 2015, segundo estimativas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú. De acordo com a presidente da CDL, Eliane Colla, por mais sazonal que seja a data, dificilmente os pais deixam de comprar um presente para os filhos, independentemente do valor.
Mesmo assim, Eliane prefere não arriscar qualquer projeção de aumento de vendas para o período. Os lojistas apostam em promoções para ampliar as vendas, já que as famílias têm economizado por conta da crise. Para a presidente da CDL, o momento é de cautela e os lojistas devem investir em estratégias em vitrines atrativas e promoções com a temática do Dia das Crianças para atrair clientes.
De acordo com dados da CDL, as últimas datas comemorativas não foram animadoras aos empresários e os próximos feriados do ano servirão para que o comércio recupere o fôlego. Eliane destaca que ampliar a oferta de produtos tem sido uma estratégia eficiente para atrair e conquistar os clientes que buscam sair dos presentes mais tradicionais, como brinquedos e roupas. “O lojista tem investido em formas de destacar o seu produto, que muitas vezes é uma opção atrativa que não passou pela cabeça dos pais”, explica.
Os brinquedos ainda seguem em primeiro lugar na lista de presentes para os pequenos, seguidos por roupas e acessórios como bonés e bolsas. O desempenho da data servirá de termômetro para as vendas de final do ano.