As redes sociais têm se tornado cada vez mais importantes na hora de promover a marca, atrair potenciais clientes e fidelizar o público. Mas não basta apenas postar fotos bonitas e esperar resultados incríveis: o grande segredo está na interação com os internautas. Esta foi apenas uma das dicas repassadas no workshop “Hora de mudar o tempero das suas postagens no Facebook e no Instagram para gerar mais resultados nos seus negócios”, que ocorreu na noite desta quarta-feira, 11, no Hotel Bhally e integrou a programação paralela da 9ª edição do Balneário Saboroso.
O social media e jornalista Joel Minusculi, da Oficina das Palavras, conduziu o encontro e destacou que existem diversas formas de chamar a atenção dos clientes, mas a qualidade do conteúdo deve ser o principal ingrediente. “A entrega, ou seja, aquele post que traz informações relevantes, é mais importante do que o número de seguidores”, diz. Ele explica que os algoritmos das plataformas (Facebook e Instagram) consideram como significativas as publicações que geram conversação, onde os internautas interagem entre si deixando o post em destaque na timeline. “Uma alternativa é ter fãs da marca. Convidar as pessoas certas para interagir com as postagens. Isto é definido como categorização, que é criado pelos próprios internautas. Quando há compartilhamento e ocorrem comentários, os algoritmos entendem que o conteúdo é significativo e deve ficar em ênfase”, comenta.
No workshop também foram abordadas as constantes mudanças das redes sociais e o quanto os profissionais responsáveis por esta área devem manter-se atualizados. Atualmente, o Facebook tem 2,167 bilhões de usuários, enquanto o Instagram possui 1,5 bilhões. Em ambos o alcance orgânico, aquele feito sem posts patrocinados, é de apenas 10%. “Use patrocínio para criar picos de conteúdo relevante. O ideal é ter Ads sempre ligado, com testes A/B para medir resultados. Lembrando que agora o orgânico é um termômetro para o patrocinado”, finaliza.
A 9ª edição do Balneário Saboroso segue até o dia 29 de julho e reúne 33 estabelecimentos, que vão oferecer um menu exclusivo completo pelo valor R$54,90. A programação completa, que inclui palestras e workshops está disponível no site: www.balneariosaboroso.com.br.
O festival gastronômico é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Decanter, Eisenbahn e Acquíssima. Entre os apoiadores confirmados estão a Univali, Evolução Evento, Copainóx, Maxcana, Loft Store, Lugano, Oficina das Palavras e Hotel Bhally.