O Porto de Itajaí registrou no mês de outubro um aumento de 10% nas movimentações de contêineres, tendência positiva que vem se repetindo ao longo do ano de 2019. Ao todo, foram movimentados 110.072 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) contra 99.779 TEUs no mesmo período do ano passado. Em relação ao total de cargas movimentadas, o aumento registrado é ainda mais positivo, 14%. No mês de outubro de 2019, a movimentação foi de 1.245.222 toneladas; em outubro de 2018, 1.092.133 toneladas.
Participe do canal do Jornalista Pedro Guilherme no Telegram para ficar por dentro das novidades: https://t.me/pedronewsman
Para o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, os números são surpreendentes e significativos. “Esse crescimento é exponencial e demonstra uma tendência na melhora da economia, pois nós somos o reflexo direto da atividade de comércio exterior. Por isso, esses resultados projetam não apenas um final de ano excelente, mas também um promissor ano de 2020”, argumenta Salles.
Com a consolidação das operações, que tem mantido um patamar constante ao longo desse ano, a Superintendência do Porto de Itajaí projeta para o ano de 2019 um crescimento de 7% em relação à movimentação de contêineres em todo o complexo portuário. No total de toneladas movimentadas, somando os berços do cais público e dos arrendados (APM Terminals), a expectativa de crescimento para o ano deve ficar entre 34% e 36%.
“Esses números mostram de forma prática o crescimento progressivo do nosso porto ao longo dos últimos anos. Nossa cidade é portuária, e quando a roda do porto gira, a roda da economia também se movimenta, beneficiando todos os setores econômicos do município”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
O relatório mensal divulgado pela Superintendência do Porto de Itajaí também apresentou estabilidade nas operações, com leve crescimento de 1%. O destaque fica para o aumento no número de atracações. Em todo o complexo, foram realizadas 96 escalas, indicando um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2018, que registrou 80 atracações.