• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresce 5,96% no primeiro semestre de 2024

Porto Itapoá lidera expansão com aumento de 25,3% em relação ao ano anterior

PUBLICIDADE

O movimento nos portos de Santa Catarina registrou um crescimento significativo de 5,96% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Ao todo, foram movimentadas mais de 31,1 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano. Os dados, apurados pela Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), destacam o Porto Itapoá como o líder no crescimento, com um aumento de 25,3% em relação ao ano anterior.

Este desempenho estadual supera a média nacional, que cresceu 4,28% no mesmo período. O secretário da SPAF, Ivan Amaral, ressaltou a importância estratégica dos portos catarinenses, afirmando que, mesmo em um mercado competitivo, os portos de Santa Catarina continuam se destacando e cumprindo seu papel como corredor logístico nacional. Amaral também destacou o papel da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, criada pelo governador Jorginho Mello, como fator chave na priorização e desenvolvimento do setor logístico.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Destaques de Movimentação e Navegação de Longo Curso

Entre as mercadorias movimentadas pelos portos catarinenses, 13,6 milhões de toneladas foram de cargas conteinerizadas, seguidas por 4,4 milhões de toneladas de petróleo e derivados, 4,4 milhões de toneladas de soja, 2,3 milhões de toneladas de ferro e aço, 1,3 milhões de toneladas de fertilizantes e 841 mil toneladas de milho.

A navegação de longo curso, que envolve operações de exportação e importação, também apresentou crescimento, com um aumento de 4,8% no volume total. A exportação e a importação registraram aumentos de 8,2% e 21,6%, respectivamente.

Portos em Destaque

O Porto de São Francisco do Sul liderou a movimentação de cargas no estado, com 8,7 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024. Em seguida, o Porto Itapoá movimentou 6,5 milhões de toneladas, Portonave 6,4 milhões de toneladas, o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul 4,4 milhões de toneladas e o Porto de Imbituba 4,3 milhões de toneladas. Outros portos e terminais somaram 575 mil toneladas, complementando o robusto desempenho do setor portuário catarinense.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosMovimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresce 5,96% no primeiro...
PUBLICIDADE

Últimas notícias