O vereador Giovani Felix (PT) protocolou indicação direcionada a Secretaria Municipal de Educação, para que o órgão fique atento ao processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica. A primeira etapa do censo inicia no dia 27 de maio e segue até 31 de julho de 2015.
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos nas unidades de ensino públicas e particulares para recolher informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.
O processo é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), e abrange diferentes etapas e modalidades do ensino regular que envolve a educação infantil e o ensino fundamental e médio. Além da educação especial e de jovens e adultos (EJA). O preenchimento desses dados caberá aos diretores e responsáveis pelas escolas por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet no Portal do Inep.
Giovani explica que o objetivo do Censo é identificar a situação dos alunos em todo o país. As escolas precisam informar o rendimento alcançado pelo aluno ao final do ano letivo de 2014, além de preencher dados referentes a aprovação e frequência. “Essas informações serão utilizadas como base para o cálculo das taxas de rendimento e abandono escolar, além de subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios”, reforça o legislador.