O futuro é moldado pelas ações do presente, seja a partir dos grandes atos coletivos ou das pequenas realizações individuais.
Preocupada e atenta às direções que a sociedade atual tem caminhado, quanto aos impactos negativos que produzimos no meio que nos rodeia, e o bem estar das próximas gerações, A multiagência Cultura em Cena (CeC) promove, desde o início de 2015, a campanha de educação ambiental Em cena: Arte Sustentável.
O projeto, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Prefeitura de Balneário Camboriú, tem por objetivo conscientizar a comunidade sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o reaproveitamento sustentável e o descarte seletivo de tudo aquilo que geramos.
De 10 a 14 de agosto, o Em cena: Arte Sustentável realizou mais uma etapa da campanha, dessa vez com duas escolas da rede pública de ensino de Balneário Camboriú, o Centro Educacional Municipal Taquaras (10 e 11), e o Centro Educacional Municipal Giovania de Almeida (13 e 14), totalizando cerca de 400 alunos do 1º ao 9º ano.
A escolas, atendidas individualmente, contaram cada uma com dois dias de atividades. O primeiro dia foi conduzido por rodas de diálogos e exibições de vídeos, que evidenciaram para os alunos temas importantes relacionados à sustentabilidade, como as energias renováveis, o movimento Lixo Zero, e as características que direcionam a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O segundo dia foi conduzido por um cronograma mais animado. Os alunos deixaram a sala de aula, foram para o pátio e botaram a mão na massa, literalmente, durante o circuito de oficinas. Teve construção de hortas orgânicas com o bioeducador Dheodoro Ermes Silveira Jr, produção de sistemas de captação da água da chuva (cisterna) com o engenheiro Ambiental Fábio Vaccaro, e a criação de brinquedos e artefatos utilizando todo tipo de sucata, com o auxilio da também bioeducadora Luciana Andrea.
A CeC acredita que esses ensinamentos, transmitidos por meio de experiências divertidas e atividades lúdicas, são capazes de despertar reflexão em jovens e crianças, influenciando assim na construção de cidadões mais conscientes e responsáveis.