Na noite de segunda-feira (26), foi realizada mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). 852 crianças da cidade de Balneário Camboriú reafirmaram seu compromisso de dizer “não” às drogas e à violência.
O evento foi realizado no Ginásio Municipal Multieventos Sérgio Lorenzato, no bairro das Nações. Familiares, amigos e autoridades compartilharam deste momento.
Mais do que dizer “não” às drogas e à violência, as crianças foram instruídas com situações simuladas que podem vir a surgir em suas vidas, trazendo vários malefícios não só a elas, mas também para suas famílias.
Elas aprenderam, sobretudo, a agir diante de momentos de risco e a evitar o contato com as bebidas alcoólicas, o uso de substâncias entorpecentes e as más influências que poderão surgir em seus caminhos.
Em Balneário Camboriú, o PROERD foi implantado em 1999 e já formou mais de 30 mil crianças e adolescentes da rede pública e particular de ensino. O município é um dos poucos de Santa Catarina que atendem 100% de todos os alunos do ensino fundamental.
Em março de 2017 o PROERD catarinense completou 19 anos de história, e até o final de 2016, foram contabilizados 1.257.577 catarinenses instruídos para dizer não às drogas e à violência estando aptos a tomarem decisões saudáveis, seguras e responsáveis.
Durante o evento, os alunos que fizeram a melhor redação da turma com o tema “PROERD” foram premiados com um mascote do programa, o leão “Daren”. E os alunos que escreveram a melhor redação da escola foram presenteadas com uma bicicleta.
A cerimônia foi marcada com quando todas as crianças proferiram o juramento PROERD, que prometem ser fiéis aos ensinamentos que receberam durante o processo de formação.
Para abrilhantar a formatura, o cantor Rodrigo Valentim fez um show de 20 minutos, levando as crianças ao êxtase da festa. Ao final foram distribuídos lanches do Mc Donalds para todos os formandos.