O Centro Universitário Avantis – UniAvan, em Balneário Camboriú, irá ofertar 16 bolsas integrais de estudos para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade. As inscrições já estão abertas com vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos, todos na modalidade Educação a Distância (EaD).
O reitor da instituição, João Jorge Fernandes Júnior, explica que a iniciativa tem como foco ampliar o acesso ao ensino superior, além de promover o intercâmbio e integração cultural entre acadêmicos imigrantes e brasileiros. “Está no DNA da UniAvanatuar junto à comunidade para ampliar, cada vez mais, as possibilidades de que todos tenham acesso à graduação de qualidade, independente do contexto social e econômico. Por isso, além de todas as possibilidades de bolsas, descontos e financiamentos que disponibilizamos para estudantes brasileiros, temos muita satisfação de poder também incluir imigrantes que estão na nossa região em busca de oportunidades”, explica João Jorge.
Quem pode participar:
Podem concorrer às bolsas imigrantes e refugiados que concluíram o ensino médio ou equivalente no país de origem ou onde residiram. Também contempla aqueles que tenham sido impossibilitados de concluir o ensino técnico ou superior no país de envio, ou que concluíram o curso mas não têm interesse de revalidação de diploma. Não podem participar estudantes que concluíram o ensino médio no Brasil.
Como concorrer à bolsa:
Os interessados devem protocolar a inscrição na Secretaria Acadêmica (piso térreo do Bloco I)direcionada ao Núcleo de Internacionalização, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. No requerimento o candidato irá indicar o curso de interesse e deverá realizar uma redação sobre um tema sugerido pelo centro universitário. O texto poderá ser redigido em português, inglês ou espanhol.
Documentação necessária:
- Documentação comprobatória da condição de refugiado, expedida pelo CONARE (específica para refugiados).
- Protocolo de solicitação de refúgio expedido pela Polícia Federal, acompanhado da comprovação de vulnerabilidade.
- Para o imigrante fora da categoria de refugiado: Cédula de identidade de estrangeiro com residência provisória ou permanente expedida pela Polícia Federal ou documento equivalente, como Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Carteira de Trabalho (CTPS) ou Passaporte.
O edital com informações completas, todas as regras e detalhes pode ser acessado em uniavan.edu.br.
O Centro Universitário Avantis – UniAvan está localizado na Av. Marginal Leste, 3600, Bairro dos Estados, Balneário Camboriú.