Entre os dados apresentados no relatório semestral de atividades da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), um dos que mais chamou a atenção foi o elevado número de pedidos para cortes de árvores feitos pelos moradores de Balneário Camboriú. Como em alguns casos o corte das árvores está relacionado com a segurança e a acessibilidade dos moradores, a Semam está elaborando um Plano de Arborização a fim de garantir um futuro mais verde para a cidade.
No total, 74 pedidos de corte foram feitos nos primeiros seis meses deste ano, sendo 19 para árvores em áreas públicas e 55 em terrenos particulares. Destes, 13 foram indeferidos pelo Setor Técnico.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, os motivos das solicitações foram os mais variados, mas o número de pedidos demonstra que é preciso plantar mais árvores na cidade. “Muitas atingiram tamanho desproporcional ao espaço em que estavam plantadas, consequentemente, pondo em risco a propriedade ou a vida das pessoas e em muitos casos impedindo a acessibilidade”, esclarece Ritzmann.
Para evitar problemas futuros, técnicos da Semam estão trabalhando na elaboração de um Plano de Arborização da cidade, levando em conta a anuência dos proprietários. “A idéia é que seja plantada, todos os anos, uma determinada quantidade de árvores que torne variada a idade das espécies, sendo possível o corte sem prejuízo para a arborização urbana”, complementa o secretário.